Com estoques de sangue em nível crítico, HemoPel pede ajuda à comunidade
17/11/2021 14:45 em Últimas Notícias

O estoque de sangue do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está em nível crítico: 90% abaixo do necessário para ser considerado seguro. Todos os tipos sanguíneos são necessários. O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30.

O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. A queda no número de doações coloca em risco a vida de pessoas que fazem tratamento com sangue e seus derivados, assim como de vítimas de acidentes.

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar 30 dias após ser considerado curado. Após as vacinas é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Os adolescentes - 16 e 17 anos - precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres, as doações podem ser feitas a cada três meses e até três doações anuais.

É oferecida carona, previamente agendada, para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Quem mora em Pelotas, tem o transporte disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas. O agendamento das caronas é feito por telefone.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, nº 4.569, próximo ao Colégio Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

COMENTÁRIOS