Colégio Municipal Pelotense é destaque na redação do Enem
Educação
Publicado em 16/01/2025

Pelo segundo ano seguido, alunos do Colégio Municipal Pelotense (CMP) destacam-se na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), superando a média nacional. Até o momento, dos estudantes que divulgaram suas notas, oito alunos do Pelotense tiveram como nota mínima 900 pontos, com três deles chegando a expressiva marca de 940 pontos.

A conquista dos estudantes é um trabalho contínuo das professoras de Linguagens (Redação, Português e Literatura) Aline Nunes e Yanna Karlla Cunha, centrado em um processo humanizado de ensino e que preza pelo ensino público de qualidade. "Apesar de ano passado, termos tido quatro alunos com 960, sabíamos que a redação e sua correção seria mais rigorosa neste Enem, então essas três alunas que tiraram 940, pensando no ano passado tirariam 980. É importante enaltecer isso pois tivemos um ano com diversos acontecimentos que poderiam impactar negativamente os alunos, ficamos um mês sem aulas, tivemos a enchente e o acidente com os atletas do Remar para o Futuro, e mesmo assim, os alunos tiveram ótimos desempenhos nas redações. O Ensino Médio do Pelotense colocou muitos alunos na Universidade e segue contribuindo para que o ensino público de qualidade continue sendo aprimorado", afirmou a professora Aline. 

 

Ainda, conforme a educadora, que dá aula em quatro das sete turmas de terceiro ano do Pelotense, 82% de uma turma teve nota acima de 700 pontos, e a turma que contou com duas notas 940, teve 75% dos alunos com nota acima de 800. Demais turmas ainda não foram contabilizadas, mas já apresentam resultados expressivos, com a maioria dos alunos acima dos 700 pontos.

 

Para a diretora do CMP, Graciane Pereira, a conquista reflete a união do colégio como comunidade. “Estamos felizes, emocionados e orgulhosos, isso é o que nos define. Atribuo o resultado, principalmente, ao trabalho incansável, dedicado e comprometido do nosso grupo de professoras que lutam pelo ensino público de qualidade. O ano de 2024 foi um período difícil para nós, por conta de todas as perdas, mas foi nesse momento que a nossa comunidade escolar se mostrou unida e acolhedora”. A diretora também destaca que muitos dos estudantes que realizaram a prova, estão no CMP desde a pré-escola. "Foram 13 anos, no mínimo, de uma linda e vencedora trajetória escolar, comprovando a importância e relevância do Ensino Médio no Pelotense", disse.

 

Este ano, o Enem contou com 4,3 milhões de inscritos e 3,1 milhões de participantes, com apenas 12 pessoas no Brasil inteiro, alcançando a nota máxima na redação. A média geral na redação foi de 660.

 

Por Secom Prefeitura de Pelotas

Foto: Michel Corvello

Comentários
Comentário enviado com sucesso!