A Prefeitura alerta a população a evitar o descarte irregular de resíduos e materiais inservíveis em via pública. Na madrugada desta terça-feira (7), horas após a finalização de limpeza e retirada de entulhos da avenida João Gomes Nogueira, Areal Fundos, zona leste de Pelotas, equipes que dão continuidade ao mutirão na região foram surpreendidas com o descarte de uma máquina de lavar e peças de vestuário.
De acordo com a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), a limpeza da via integra o mutirão iniciado na manhã de segunda-feira (6), no Areal Fundos, área que compreende, também, Solar da Figueira, Clara Nunes e loteamento Vasco Pires. O trabalho na região deve seguir até quinta-feira (9).
Somente na avenida João Gomes Nogueira, foram retiradas oito cargas de entulhos, totalizando em torno de 90 toneladas. “É importante que a população evite esse tipo de atitude. Retiramos 90 toneladas de entulhos durante dois dias seguidos da avenida João Gomes Nogueira e, horas depois, houve o descarte de uma máquina de lavar na via, além de sapatos e roupas”, disse o secretário Mateus Consen. “Zelar pelo município é uma das principais funções da administração, mas a comunidade também precisa se sensibilizar diante da necessidade de manter a cidade limpa. Contamos com isso”, acrescentou. Na manhã desta quinta-feira, equipe da Ssui instalou uma placa indicativa da proibição de depósito de resíduos no local - prática sujeita à multa.
O mutirão nas localidades do Areal Fundos inclui, além de recolhimento de entulhos, serviços de roçado, raspagem de meio-fio, drenagem de vias e limpeza urbana geral. Para isso, são utilizados dois micro-ônibus para transporte de pessoal, três retroescavadeiras, três caçambas truck, um trator roçadeira, uma patrola e um caminhão hidrojato cedido pelo Sanep.
Desde a posse do novo governo, foram realizados outros dois mutirões de limpeza urbana na cidade. O primeiro ocorreu no Balneário dos Prazeres, Laranjal, e, o segundo, na Vila Governaço, bairro Fragata.
Por Ascom Prefeitura de Pelotas
Foto: Divulgação