A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vistoria, na quinta-feira (26), no estabelecimento apontado como produtor da torta fria que teria provocado um surto de intoxicação alimentar na ceia de Natal. Foram feitas coletas de itens, como maionese, palmito e azeitona. As amostras foram encaminhadas para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Lacen/RS), em Porto Alegre, cujos resultados devem ser divulgados nos próximos dias. Também foi possível coletar fragmentos da torta fria e de maionese que estavam refrigerados na casa dos clientes que apresentaram sintomas a partir da noite do dia 24, véspera de Natal.
Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, foi verificado, durante a vistoria, todo o processo de preparo dos alimentos junto aos manipuladores do estabelecimento. Equipes da Vigilância Epidemiológica atuam, também, na busca ativa de pessoas que consumiram o produto, com entrevistas e coleta de amostras. Até a tarde desta sexta-feira (27), foram identificados 57 consumidores com sintomas, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. As unidades de pronto atendimento do município já atenderam 22 casos com quadros compatíveis com gastroenterite na noite do dia 24 e ao longo do dia 25.
A Vigilância orienta a população para verificar a procedência e o local onde os alimentos são adquiridos, mantê-los armazenados em temperatura adequada até a hora do consumo e checar data de fabricação e validade dos produtos comprados de terceiros.
Por Ascom Prefeitura de Pelotas
Foto: Divulgação Ascom