A Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Neubert de Morro Redondo recebeu, no sábado (7), ações da campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de pele. Na ocasião, foram atendidos 90 moradores do município, representando uma oportunidade de esclarecimento e orientação sobre a prevenção deste tipo de câncer.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social com a Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e foi realizada por 24 acadêmicos de medicina. A dermatologista Gertrudes Neugebauer coordenou o trabalho acompanhada da dermatologista Débora Sartori. Gertrudes destacou a importância da ação, que vem sendo desenvolvida pela Liga, anualmente, desde 2012.
A dermatologista afirma que a campanha segue em Morro Redondo devido ao fato de a maioria da população ser de origem alemã e italiana, que são mais propícias ao câncer de pele em razão do tom de pele e olhos claros, além de serem, em grande número, trabalhadores rurais que se expõe muito aos raios solares durante todo o ano.
A presidente da Liga Acadêmica, Eduarda Cortez, reforçou a importância da iniciativa, na qual foram identificados pacientes com lesões diversas, algumas que possuem tendência de caracterizar câncer e outras que podem vir a ser. “Nesse caso, foi aplicado aqui a crioterapia em 69 pacientes, que é um tratamento através de nitrogênio líquido que faz com que as lesões cicatrizem e sumam”, explicou.
Metade das lesões detectadas foram na cabeça e no pescoço. Esses pacientes automaticamente serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde, que após agendamento, realizará a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros irão direto para cirurgias.
Na oportunidade, também foram distribuídos protetores solares aos pacientes. Conforme Gertrudes, em decorrência das campanhas no município, é possível observar uma diminuição nos casos. “Neste ano, vimos em torno de 23 pacientes com laudo sugestivo de câncer de pele. Agora, as lesões são menores. Os pacientes foram educados e aprenderam a usar o protetor solar”, ressaltou.
O prefeito Rui Brizolara (União Brasil) agradeceu toda a equipe por mais uma campanha realizada no município, em especial a dermatologista Gertrudes. O gestor citou a satisfação de ver que a população mantém anualmente sempre um bom número de atendimentos relacionados a prevenção do câncer de pele.
Formas de prevenção
A prevenção do câncer de pele é feita de diferentes formas: com o uso do protetor solar duas vezes ao dia, evitar andar no sol entre 10h e 16h, usar roupas de manga comprida e chapéu, se possível, de palha ou boné quando necessitar ficar exposto muitas horas ao sol.
As pessoas devem observar qualquer lesão na pele e ferimentos presentes há algum tempo e que não cicatrizam. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico.
Além disso, sinais do corpo que se modificam de vez em quando, sangram e com cores diferentes merecem atenção. Manchas do corpo desde o nascimento não preocupam, mas as pintas que no decorrer do tempo vão mudando devem ser analisadas por um especialista.
Por Jornal Tradição Regional
Foto: Divulgação