Jovens pelotenses terão nova oportunidade de se juntarem à Orquestra Jovem Sesc, com bolsas para formações em violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico. O edital complementar tem inscrições abertas entre os dias 02 e 10 de dezembro, com audições previstas para os dias 12 e 13, e divulgação dos resultados no dia 16. As aulas iniciarão em janeiro. É necessário ter conhecimento musical básico dos instrumentos pretendidos, ter entre 15 e 19 anos de idade, ser morador de Pelotas, possuir renda familiar de até dois salários mínimos per capita e ter, pelo menos, doze horas por semana para se dedicar às atividades vinculadas ao projeto. Serão três encontros semanais, distribuídos em classes de instrumentos, teoria, percepção musical, ensaios de grupos e apresentações.
As bolsas, que contemplam valor de R$600, lanche e transporte, serão concedidas por um ano, prorrogáveis por até quatro anos ou até que o aluno complete 20 anos de idade. Interessados podem se inscrever no site www.sesc-rs.com.br/orquestrajovem, onde está disponível o edital completo, ou diretamente no Sesc Pelotas (Rua Félix da Cunha, 811), onde ocorrerão as aulas. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 99131-3176 ou e-mail orquestrajovem@sesc-rs.com.br.
Orquestra Jovem Sesc – O projeto de sensibilização musical, instrumental e social foi criado em 2004 e está em prática, atualmente, no Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. A turma de Pelotas, que começa a formação em 2025, é a primeira do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico individual do aluno, com um trabalho de socialização e vivência musical em conjunto, oferecendo, por meio das aulas, ensaios e apresentações musicais e atividades que contribuam para a formação da cidadania dos integrantes. Dessa forma, busca-se a construção de competências humanas, sociais, educacionais e culturais.
Por Assessoria Sesc
Foto: Paulo Rossi