A coordenação do Remar para o Futuro começou nesta segunda-feira (2) a realizar convites para as famílias de jovens que foram selecionados para ingressar no projeto. São 15 vagas que deverão ser preenchidas por estudantes da rede municipal de ensino de Pelotas.
Como critério de ingresso, jovens que completarão 13 anos ou 14 anos em 2025 precisam ter altura de 1,70m e 1,75m, respectivamente, no caso dos meninos; e 1,68m e 1,74m, no caso das meninas.
A acadêmica de Educação Física, Milena Piana, responsável pela análise e identificação dos jovens, e Piedro Tuchtenhagen, atleta da seleção brasileira formado pelo Remar para o Futuro, iniciaram as visitas às escolas.
Siiepe/UFPel
Na última semana, dois componentes da comissão técnica do Remar apresentaram pesquisas na Siiepe/UFPel realizadas com atletas do projeto. Davi Rubira, ex-atleta do projeto e aluno de graduação da Esef, demonstrou que o desempenho em testes de força muscular pode auxiliar na predição do resultado em teste de dois mil metros.
Já Gabriel de Moraes, coordenador da preparação física, apresentou informações de longo prazo do desenvolvimento da força em jovens remadores. Ambos os trabalhos tinham como participantes os remadores que faleceram em um trágico acidente na BR-376, que ceifou a vida de sete atletas e do treinador Oguener Tissot, além do motorista da van.
No final de semana, o atleta sobrevivente, João Pedro Milgarejo, esteve no Rio de Janeiro, no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos, para receber uma homenagem da Confederação Brasileira de Remo dedicada ao projeto.
O projeto
O Remar para o Futuro é um projeto interinstitucional, criado pelo treinador Oguener Tissot e pelo professor Fabricio Boscolo, que envolve o Clube Centro Português, a prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas. Famílias interessadas em participar podem entrar em contato direto com Boscolo, pelo WhatsApp (53) 99125-9449.
Por A Hora do Sul
Foto: Michel Corvello