A Prefeitura acaba de definir o prazo para que produtores rurais levem suas embalagens vazias de agrotóxicos para as administrações distritais, garantindo o descarte correto entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. É indispensável que o material passe pelos processos de tríplice lavagem, perfuração e acondicionamento. O Município priorizará a acolhida e o recolhimento dos recipientes de agricultores familiares, que têm poucas unidades a descartar.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura informa que não serão aceitas embalagens que não tenham sido submetidas às regras de segurança para evitar contaminação ambiental. O material entregue pelos produtores será recolhido nas administrações distritais pelo Município e conduzido à Central Regional de Recolhimento, localizada no município do Capão do Leão, de onde as embalagens serão transportadas para indústrias de reciclagem de fora do Estado.
Regras de segurança
- Tríplice lavagem - o produtor deve colocar ¾ de água na embalagem vazia, agitar, adaptar o pulverizador e dispersar o conteúdo na lavoura. Esse procedimento precisa ser realizado três vezes. O resíduo presente no recipiente será aproveitado e evitará contaminação.
- Perfuração - as embalagens devem ser entregues perfuradas, sem tampa e lavadas três vezes.
- Acondicionamento – as embalagens devem ser acondicionadas em sacolões plásticos.
O passo a passo é válido para todas as embalagens vazias de agrotóxicos, que são as flexíveis de 250 e de 500 mililitros, os frascos de um litro e os galões de cinco e de 20 litros.
Por Ascom Prefeitura de Pelotas
Foto: Divulgação.