O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, confirmou na última quinta-feira (17/10) ao deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), em Brasília, que o Polo Rodoviário Pelotas evolui para um novo leilão em 2025, quando será escolhida a próxima concessionária que irá administrar os 457 quilômetros das BRs-116 e 392.
Até o final do ano será concluído o estudo de viabilidade do leilão e realizadas duas audiências públicas, uma híbrida e outra presencial - em Pelotas -, com o objetivo de colher sugestões da sociedade.
A previsão é que a nova concessionária seja conhecida até novembro de 2025, para assumir o lugar da Ecosul já com um novo contrato, a partir de regras atuais, que passaram a ser adotadas nas últimas licitações. A principal expectativa é a redução do valor do pedágio, hoje em R$ 19,60, considerado o mais caro do Brasil. Outra novidade ainda será o uso do free flow, sistema de cobrança sem praças físicas.
TCU cobrou ANTT
A reunião de Trzeciak na ANTT aconteceu um dia depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrar da Agência a apresentação em até 90 dias do cronograma de leilão do Polo Pelotas.
Por Redação
Foto: Gustavo Vara