O vereador Márcio Santos (PSDB) está sendo acusado de apertar o pescoço do também vereador Cauê Furho Souto (PV) e ameaçado o colega durante a sessão ordinária de quinta-feira (17). Em vídeos vazados, supostamente de câmera de segurança, Santos aparece segurando a parte de trás do pescoço de Fuhro Souto e também cochichando algo no ouvido dele.
Fuhro Souto afirmou para a equipe do Jornal Tradição Regional que “os vídeos falam por si só”. O vereador explica que Santos interrompeu suas falas na tribuna, dessa forma ferindo o regimento da casa e o código de ética. “Além de apertar meu pescoço e proferir ameaças que ‘eu na rua iria ver’ e precisaria provar que eu era o salvador da pátria” conta o vereador do Partido União que também irá encaminhar um pedido de cassação por quebra de decoro. De acordo com Fuhro Souto, a Câmara de Vereadores de Pelotas irá investigar o caso.
Já a assessoria de Santos enviou para o JTR uma nota de esclarecimento afirmando que o começo do atrito se deu devido a Santos tomar conhecimento, por meio de eleitores, que Souto estava proferindo “calúnias e difamações” sobre ele. Segundo o texto, o fato foi comprovado pela fala de Fuhro Souto na sessão de quarta-feira (16), quando acusou Santos e sua equipe de serem “corruptos”. Quanto ao acontecimento vazado por meio vídeos, é esclarecido que Santos se dirigiu ao colega com intenção de pedir para que Souto parasse de falar mal dele. E também nega que tenha ocorrido agressão ou ameaças. É dito que a situação pode ser comprovada pelos vídeos e testemunhas do local e que a história é uma “fake news” criada por Souto para enganar a população. A nota confirma que Santos e sua equipe estão tranquilos quanto aos acontecimentos e seguirão com o trabalho em prol do povo até entrega do mandato.
Leia a nota na íntegra:
“O Ver. Márcio Santos vem a público esclarecer os fatos ocorridos no plenário na sessão de hoje. O início de tudo de seu após tomar conhecimento através de seus eleitores, que o Ver. Cauê estava lhe caluniando e difamando, tanto é verdade, que ficou comprovado com a fala do Ver. Cauê na Sessão Ordinária nº 101, ocorrida na quarta-feira (16/10) quando o mesmo acusou o Ver. Márcio Santos e sua equipe de serem “CORRUPTOS”, o que acabou acirrando o debate entre os parlamentares. No entanto, no dia de hoje, o Ver. Márcio Santos ao se retirar do plenário somente se dirigiu ao colega, no intuito de solicitar ao mesmo que parasse de falar mal dele, não havendo nenhum tipo de agressão ou ameaça ao Ver. Cauê, conforme pode se comprovar pelas imagens e testemunhas que no local se encontravam, não passando a situação criada pelo Ver. Cauê de mais uma fake news, produzida deliberadamente com o objetivo de confundir enganar a população. Por fim, informamos que estamos tranquilos quanto aos acontecimentos e que seguiremos o nosso trabalho até a entrega do mandado, em prol do povo Pelotense.”
Por Jornal Tradição Regional
Foto: Reprodução RBS