Festa da Vacina acontece nesta sexta-feira
Zona Sul
Publicado em 10/10/2024

Uma grande festa para as crianças será realizada nesta sexta-feira (11/10) na rua da Casa da Vacina, na Gonçalves Chaves com General Telles. A quadra vai ser fechada para as atividades de recreação e de conscientização sobre a importância de manter a carteira de vacinação em dia. Esta é a terceira edição da campanha municipal de recuperação das coberturas vacinais para crianças e adolescentes “Quem Ama Protege” e culmina com os três anos de atividades da casa.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Aline Machado, a proposta é intensificar as ações, através da avaliação das carteiras pelos profissionais da saúde. “A proposta é oportunizar pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualizar a carteira e caso algum esteja em atraso, já será feita no momento. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis no dia”.

Sobre a cobertura de imunização, a diretora disse que o cenário melhorou bastante em relação aos últimos anos. “Não estamos com todas em 95% de cobertura, algumas se encaminham para isso [alcançar a meta]. Por isso, vamos dedicar o dia alusivo para a intensificar as ações”. O importante, segundo Aline, é que um profissional da área possa avaliar o documento que garante a proteção de pequenos e adolescentes até 15 anos.

Baixa cobertura precisa ser atacada

As baixas das coberturas vacinais, na opinião da diretora Aline, são multifatoriais e estão associadas à redução da circulação das doenças e à falsa ideia de que as doenças não existem mais, como a varicela que não existe mais, e já causaram grande impacto na mortalidade. “Mas elas existem”, lembra a diretora. A rotina dos pais ou familiares também pode interferir no cronograma. “Tem a disseminação de notícias falsas, além da hesitação vacinal, que é o medo de um evento adverso”, completa.

A Casa da Vacina abrirá das 9h e as atividades recreativas vão até as 16h30min. O evento terá a participação de mascotes da secretaria, como o Zé Gotinha, ações do Programa Infância Melhor (PIM), uma escolinha de trânsito para aprender sobre segurança nas ruas e, claro, a campanha Quem Ama Protege com a disponibilidade de imunizantes contra Covid-19, poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e outras, que poderão completar a caderneta de vacinação.

A Casa da Vacina fica na rua Gonçalves Chaves, 437.

Por A Hora do Sul

Foto: Michel Corvello

Comentários
Comentário enviado com sucesso!