Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem mais de 250 mil indígenas analfabetos, o que representa cerca de 15% do total dessa população. A taxa de analfabetismo entre indígenas é duas vezes maior do que a da população total do país, que é de 7%. Os dados são do Censo Demográfico realizado em 2022.
O levantamento apontou que 84,9% (1,0 milhão) das 1,2 milhão de pessoas indígenas de 15 anos ou mais de idade sabiam ler e escrever um bilhete simples, no idioma que conhecem – ou seja, eram consideradas alfabetizadas. Apesar de representar um aumento na comparação com 2010, quando foi de 76,6%, a taxa de alfabetização entre indígenas segue abaixo da média nacional, que foi de 93,00% para esse grupo de idade.
O Censo Demográfico 2022: Indígenas: Alfabetização, registros de nascimentos e características dos domicílios, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo apresenta um conjunto de informações sobre aspectos relacionados à alfabetização das pessoas indígenas, à existência de registros de nascimentos das crianças indígenas com 5 anos ou menos e às características dos domicílios com pelo menos uma pessoa indígena.
Por Agência de Notícias IBGE
Foto: Divulgação.