A cidade de Pelotas será contemplada com uma obra de proteção contra cheias. Estimada em cerca de R$25 milhões, a obra faz parte das ações do projeto de reconstrução do governo do Estado denominado de Plano Rio Grande.
O projeto irá elevar o dique de proteção do Balneário Valverde, localizado na região do Laranjal, para quatro metros de altura em toda sua extensão e irá incluir o redimensionamento da casa de bombas da região e obras de macrodrenagem com construção de galerias pluviais e canais de escoamento. A proposta foi cadastrada pela Prefeitura de Pelotas.
Plano Rio Grande
O prazo para envio dos projetos se encerrou na última sexta-feira, 27. Ao todo, foram recebidas 655 propostas de 110 cidades gaúchas. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha vai analisar os projetos. Após essa avaliação, as iniciativas selecionadas serão qualificadas e encaminhadas para inclusão no portfólio do Plano Rio Grande. As equipes técnicas do governo estadual também vão verificar a estratégia de financiamento das propostas, buscando fontes para a implementação dos projetos aprovados. Uma das possibilidades será o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Por O Litorâneo
Foto Mauricio Tonetto/Secom