Após registro de 120 mm de chuva, a Defesa Civil permanece em alerta para monitorar possíveis alagamentos e previsões de mais chuvas
Em uma live realizada na manhã desta terça-feira (24), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) atualizou a população de Pelotas sobre a situação das chuvas que afetam a região desde ontem (23). Diretamente da sede da Zona Sul, a prefeita compartilhou os resultados de uma reunião com a Defesa Civil e outras forças de segurança e meteorologia.
Entre segunda e terça-feira, o município registrou um total de 120 mm de chuva. Segundo Paula, houve alagamentos significativos, mas rápidos, já que os sistemas de drenagem conseguiram lidar com o escoamento da água.
“Há duas possibilidades de previsão meteorológica: uma delas mais intensa, mais grave do que a outra. No cenário mais otimista, nós teremos ainda, em torno de 150 mm, podendo chegar a 200 mm até o final de quarta”, relatou a gestora.
Com esse panorama, o total de chuvas poderia atingir 300 mm. “No cenário mais pessimista, nós teremos, ainda na quinta-feira, chuvas volumosas e aí poderemos chegar a um acumulado de 400 mm ou um pouco mais”, concluiu a prefeita.
De acordo com Paula, as estações de bombeamento estão em pleno funcionamento e a Defesa Civil permanece em alerta para monitorar a situação de pessoas desabrigadas. Atualmente, não há moradores fora de suas residências no município.
Por: Pedro Farias
Foto: Gustavo Vara