Após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, algumas Instituições de Ensino da cidade de Pelotas começaram a se mobilizar com os cidadãos pelotenses atigindos. Uma das iniciativas foi do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas pela criação do projeto Reconstruindo Lares, a fim de recuperar eletrodomésticos danificados. Foi após esse projeto que o curso de Jornalismo se prontificou a auxilia-los na divulgação, criando o projeto Artefatos Recuperados, Memórias Recontadas.
" Desde o início da enchente, técnicos, professores e estudantes de diversos cursos da área da Engenharia estão fazendo uma grande força-tarefa para o conserto de eletrodomésticos das famílias afetadas pela enchente (...) Assim começamos o projeto Artefatos Recuperados, Memórias Recontadas, que conta com a participação de 17 estudantes, 16 do jornalismo e uma de Artes Visuais. É nosso objetivo contar sobre este trabalho realizado pela universidade pública na recuperação e reconstrução após a enchente", relata a professora de Jornalismo Lara Nasi, que está na coordenação do projeto Artefatos Recuperados, Memórias Recontadas.
Os estudantes envolvidos no projeto comunicacional se dividem para produção de produtos jornalísticos distintos, desde redação até audiovisual. No instagram criado na última semana, eles começaram a divulgação das atividade do Centro de Engenharias e se organizam para publicações jornalísticas que relatam diferentes esferas afetatadas. Para segui-los, basta acessar a rede pelo @juntospelareconstrução. O mesmo nome é encontrado na plataforma Tik Tok.
Por Yasmin Arroyo
Foto Lara Nasi