O encontro visa apresentar o projeto de duplicação de vias e discutir as melhorias urbanas, com início das obras previsto para este ano e conclusão em 2026
Nesta quarta-feira (18), os moradores de Rio Grande poderão participar de uma audiência pública sobre o projeto da Rota do Parque. O evento, aberto ao público, acontecerá no Salão Nobre da Prefeitura, das 19h às 21h, e abordará a conexão entre dois trechos da BR-392 através da duplicação de vias municipais.
O objetivo da audiência é apresentar os detalhes do projeto e promover um espaço para discussão, sugestões e contribuições da comunidade.
A duplicação começará na Estrada Rio Grande - Quinta e seguirá pela Estrada Roberto Socoowski, passando pela Avenida José Bonifácio e pela Avenida 1º de Maio. Em seguida, a obra avançará para a Rua Val Porto e a Avenida Ipiranga, até atingir a BR-392.
Entre as principais intervenções previstas estão a pavimentação asfáltica, a instalação de drenagem pluvial, ciclovias, passeios públicos, iluminação, sinalização viária, além de paisagismo, arborização e novos mobiliários e equipamentos urbanos. As vias abrangidas incluem o Corredor das Tropas, Rua Joaquim Gonçalves Ledo, Estrada Roberto Socoowski, Rua General Camisão, e outras ruas e avenidas importantes da cidade, como a Rua 2, Rua Saturnino de Brito, Avenida José Bonifácio, Avenida Primeiro de Maio, Rua Valporto e Avenida Ipiranga.
Segundo Gilberto Arabidian, responsável pelo Gabinete de Programas Especiais (GPPE), a obra está prevista para começar ainda este ano, com conclusão esperada para 2026. Ele também destaca que o custo será de aproximadamente R$70 milhões, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Por: Pedro Farias
Foto: Grupo Oceano