A Secretaria da Saúde (SES) e o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe) assinaram contrato para implementação do 28º Centro de Atendimento em Saúde no Estado como parte do Programa TEAcolhe, destinado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias em Pelotas.
O ato de assinatura contou com a presença da Secretária da Saúde, Arita Bergmann, e garantiu o repasse de R$ 80 mil mensais do governo do Estado para custeio mensal do serviço, totalizando R$ 960 mil por ano.
“Hoje passamos a ter três Centros de Atendimento em Saúde na Região Sul. Junto com este de Pelotas, temos em Rio Grande e Pedro Osório. A cada 33 nascimentos, um será de criança com Transtorno do Espectro do Autismo; por isso, constituímos uma rede estadual com Centros Macrorregionais, Centros Regionais e Centros de Atendimento em Saúde”, afirmou Arita.
A secretária municipal da Saúde de Pelotas, Rosana Van DerLaan, agradeceu o fato de que as demandas dos municípios estão chegando por meio da SES e do governo do Estado. Ela também falou sobre a importância do novo centro. “Os pacientes com TEA estão no nosso meio, estão na nossa família convivendo conosco”, disse.
O novo centro passa a funcionar por meio de prestação de serviços ambulatoriais técnico-profissionais, com atendimento regionalizado e regulado por equipe multiprofissional. Atenderá pessoas com TEA de 21 municípios da Região Sul.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Guga Stefanello/Ascom SES