Eleições 2024: TSE lacra sistema que será usado em urnas
Brasil e Mundo
Publicado em 11/09/2024

 

 

Faltam 24 dias para eleitores escolherem prefeitos e vereadores

 

 

Na tarde de ontem (10), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, liderou a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024. Esses procedimentos fazem parte do calendário eleitoral e visam garantir a integridade e a segurança das urnas eletrônicas.

 

Durante o evento em Brasília, Cármen Lúcia reafirmou a confiabilidade das urnas eletrônicas, destacando que o sistema já foi amplamente testado e assegurando sua inviolabilidade. Ela também enfatizou a importância da participação cívica dos cidadãos nas eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, onde aplicável).

 

Entidades fiscalizadoras como partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) participaram da cerimônia. A assinatura digital confirma que o software das urnas não foi alterado, e a lacração dos sistemas, realizada por Cármen Lúcia e outras autoridades, assegura a integridade dos programas que serão usados nas eleições.

 

Os códigos-fonte dos sistemas eleitorais foram compilados e disponibilizados para fiscalização desde outubro de 2023, com um ciclo de quase um ano de inspeções. Nos próximos dias, as cópias do software serão enviadas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para serem inseridas nas urnas que serão distribuídas por todo o país. O TSE garante que os dispositivos de segurança asseguram a integridade e a autenticidade dos dados processados durante o processo eleitoral.

 

Por: Agência Brasil

 

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

 

Comentários