O programa Partiu Futuro Reconstrução, que oferecerá 1,5 mil vagas de aprendizes para atuação no setor público para jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade após as enchentes. Entre as cidades participantes está Rio Grande, e as inscrições se encerram nesta quarta-feira.
A iniciativa que faz parte do Plano Rio Grande também requer que o jovem inscrito seja egresso ou estar matriculado na Rede Pública de ensino; ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Os selecionados terão um contrato de até um ano e serão convocados em 27 de setembro. A previsão é que as atividades sejam iniciadas em outubro. Além disso irão receber uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 (50% do salário mínimo regional) para uma jornada 20 horas semanais e vale-alimentação de R$ 550. Aqueles que precisarem utilizar transporte público também receberão vale-transporte.
O Partiu Futuro Reconstrução será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O acompanhamento dos jovens e a execução da parte teórica será feita pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Governo do Estado do RS