O Hospital Escola da Ufpel vinculado a Ebserh, divulgou que a partir de hoje até o dia 19 deste mês está aberto o cadastramento de doulas para atuação no hospital no período de pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
A doula é a profissional que oferece atendimento físico e emocional antes, durante, e após o parto. Enquanto os profissionais de saúde se responsabilizam pela parte técnica do parto, a Doula foca em tornar a experiência de parto leve, segura, consciente e tranquila para a gestante e seu acompanhante.
A chefe da Unidade de Saúde da Mulher (UMUL), Luana Thais Duarte Winkler, explicou que o HE já recomenda o atendimento humanizado para as gestantes e parturientes, assim como, possui equipe assistencial completa para este serviço. Ela completou que a presença da doula é um auxílio no suporte emocional à paciente. “Normalmente, essa paciente já possui um vínculo prévio com a doula, o que favorece a transmissão de segurança e encorajamento durante o trabalho de parto e o parto”, frisou.
Detalhes
Para o cadastro, as doulas deverão enviar e-mail para doulas.he-ufpel@ebserh.gov.br, informando nome completo, endereço, número do CPF e RG, contato telefônico e e-mail. Para ter acesso ao Hospital Escola, para exercício de sua função, a doula deve apresentar os seguintes pré-requisitos: idade mínima de 18 anos completos; ter concluído o Ensino Médio; preencher o formulário disponibilizado pelo hospital, informando documento de identificação civil, com CPF e comprovante de residência; uma fotografia 3x4 impressa ou escaneada (com extensão jpeg) de boa resolução; diploma de conclusão de Curso de Doulas/Doulagem, com carga horária mínima de 50 horas; cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio; disponibilizar e-mail e telefone de contato; e assinar, presencialmente, o Termo de Conduta para a Doula.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Banco de Imagens