SAMU completa 20 anos de atuação no RS
Saúde
Publicado em 05/09/2024

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a SAMU, completa 20 anos de atividade no Rio Grande do Sul, estando em atividade desde 2004. No Estado, o serviço já recebeu mais de 24 milhões de ligações, uma média de 2,4 mil ligações por dia. Só em 2024, o Rio Grande do Sul tem uma média de aproximadamente 700 acionamentos de equipes do Samu por dia.  

Os dados foram apresentados pela diretora do Departamento de Regulação Estadual da Secretaria da Saúde (SES), Suelen Arduin, durante o Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência. A apresentação também destacou os motivos dos chamados de socorro, com referência aos anos de 2023 e 2024, sendo os motivos clínicos (57%), traumáticos (26%) e psiquiátricos (13%) os mais comuns.

Atualmente, há 164 bases do Samu no Rio Grande do Sul – 140 bases do Samu/RS; 23 das regionais de Pelotas, Caxias do Sul e Bagé; e uma base do município de Porto Alegre. O Samu/RS tem 150 unidades de suporte básico, 30 unidades de suporte avançado e 14 motolâncias. A cobertura do Samu no Estado, incluindo a regulação de Porto Alegre e as regionais, está presente em 91% dos municípios.

A secretária da saúde, Arita Bergmann, parabenizou o serviço das equipes do SAMU/RS, principalmente durante as enchentes no estado. “O Samu deu a melhor resposta e por isso tenho gratidão a todos que se envolveram no enfrentamento da calamidade meteorológica”, destacou a secretária.

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto SAMU

Comentários
Comentário enviado com sucesso!