Nesta quarta-feira (04) o combate ao trabalho infantil teve destaque em Pelotas, com a formatura do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizada no ginásio municipal Karosso. O Peti é uma política pública da Prefeitura, realizada pelas secretarias de Assistência Social (SAS) e Educação e Desporto (Smed). O evento contou com a participação do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica) e a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
“É inadmissível que convivamos com o trabalho infantil ainda hoje. Temos como meta transformar Pelotas na ‘Cidade das Crianças’. Isso significa cuidar das crianças e tratá-las como prioridade, porque uma infância vivida com afeto, saúde e oportunidades muda toda a trajetória de vida" afirmou a prefeita da cidade.
A integração entre as secretarias na execução do Programa também mereceu destaque no evento. Para a coordenadora do Peti, Andréia Souza, esse trabalho conjunto desenvolvido nas escolas da rede municipal foi essencial para os resultados alcançados. “É na escola que devemos levar informação, discutir o tema e desenvolver estratégias para enfrentar o trabalho infantil”, relatou.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Michel Corvello