Mais de mil alunos se formam no Proerd em Pelotas
Educação
Publicado em 04/09/2024

Nesta terça-feira (3) ocorreu a formatura da turma de 2024 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Theatro Guarani em Pelotas. No total foram 1.003 alunos de 13 escolas da rede pública de ensino do município que receberam o certificado de aproveitamento das atividades.

O programa é baseado em uma experiência norte-americana criada pela professora e psicopedagoga Ruth Rich em parceria com o chefe do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Daryl Gates, em 1983. O intuito é fortalecer as crianças para evitar o uso de drogas e a prática de violência e também alertar para os riscos, tanto para a saúde quanto as relações pessoais e sociais

O programa é realizado em mais 58 países atualmente com estudantes a partir do quinto ano do Ensino Fundamental. Durante quatro meses, o curso é ministrado por policiais militares voluntários e capacitados pedagogicamente. Além disso, pais e professores têm um papel fundamental para o desempenho e incentivo dos alunos. As aulas demonstram aos alunos como ficar longe das más companhias, evitar a violência, pressões diretas ou indiretas e procurar por responsáveis. Em Pelotas, o Proed é desenvolvido há 22 anos.

A solenidade da turma pelotense contou com a presença dos pais e responsáveis, com homenagens e entrega de certificados, além da presença do mascote do projeto, o Leão Daren.

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!