Segunda medalha de ouro nas paralimíadas vem com quebra de recorde mundial
Últimas Notícias
Publicado em 30/08/2024

O Brasil já conquistou seu segundo ouro nas paralimpíadas, com Júlio César sendo vitorioso na prova de 5000m. O atleta paulista com deficiência visual não só conquistou sua primeira medalha como também quebrou o recorde mundial, realizando o percurso em apenas 14 minutos e 48 segundos.

O atleta brasileiro se manteve em primeiro lugar durante a maior parte da prova, começando com um ritmo mais equilibrado antes de acelerar nas voltas finais. Mantendo esse controle na velocidade, Julio terminou com o tempo de 14min48s85, batendo o recorde mundial que pertencia ao brasileiro Yeltsin Jacques, que fechou a prova na terceira posição, garantindo duas medalhas para o Brasil nesta prova.

“Obrigado a todos pelo carinho. Para mim, é uma emoção muito grande. Isso mostra o poder que a gente que saiu da periferia tem. Quando comecei a correr, só tinha um campinho de futebol e a minha determinação. Com muita força de vontade cheguei aqui. Não tive força nenhuma da minha cidade. Espero que agora eles arrumem aquele campinho. Não quero repercussão para mim, e sim fazer a diferença para o meu bairro e para a sociedade. É muito importante ter o esporte na nossa cidade, no nosso bairro. Que essa medalha seja para aquelas crianças. É possível sofrer com tantas dificuldades na vida e ser campeão paralímpico. Isso mostra o quanto o periférico sabe que sua hora vai chegar.” falou Júlio

Júlio foi diagnosticado com ceratocone, doença degenerativa na córnea, aos sete anos. Ele era atleta convencional do atletismo e migrou para o paradesporto por meio dos treinadores do Centro Olímpico. Seu repertório de medalhas conta com o ouro nos 1.500m e prata nos 5.000m no Mundial de Kobe, em 2024. Além do ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto REUTERS/Stephanie Lecocq

Comentários
Comentário enviado com sucesso!