O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, terá novamente as operações de embarque e desembarque de passageiros na próxima segunda-feira , segundo a Fraport, empresa responsável pelo terminal. Os voos continuarão acontecendo na Base Aérea de Canoas, para onde os passageiros são levados por ônibus contratados pela Fraport.
Por conta das chuvas fortes que inundaram várias regiões do estado o terminal não recebe voos desde 3 de maio. A pista e o térreo do prédio ficaram alagados por cerca de um mês. Atualmente, o embarque é feito no Terminal ParkShopping Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, a cerca de 9,6 km de distância fazendo com que passageiros tenham que chegar com 3 horas de antecedência.
Os embarques e desembarques irão acontecer no terceiro andar, o local que não foi afetado pela chuva. O check-in e despacho de bagagens irá ocorrer na área originalmente destinada aos voos internacionais.
Embora não exista previsão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre retorno do uso da pista do aeroporto da capital, o governador Eduardo Leite afirmou que o Salgado Filho poderá ser reaberto parcialmente em outubro. “Há um relatório que deve ser consolidado para sabermos qual tipo de intervenção na pista será necessária. Não tive acesso a esse relatório, mas algumas informações que recebemos nos dão expectativa de que, ainda que parcialmente, o aeroporto possa ser reaberto em outubro” disse Leite.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Divulgação Fraport