Eduardo Leite sanciona Lei “Vini Jr.” contra racismo e homofobia nos esportes
Últimas Notícias
Publicado em 09/07/2024

Nesta segunda-feira (08) o governador do estado sancionou a Lei Vini Jr. que estabelece um protocolo para interromper partidas esportivas no Rio Grande do Sul em casos de racismo e homofobia. A lei foi nomeada em homenagem ao jogador da Seleção e do Real Madrid pela sua luta contra o racismo no esporte. A lei será válida para estádios e arenas esportivas do RS.  

Segundo o texto, as partidas devem ser interrompidas até o fim da conduta discriminatória, caso a discriminação persista a partida será interrompida por 10 minutos com os atletas saindo do gramado. Finalmente, se a conduta persistir ou se repetir a partida será encerrada. A partida também pode ser cancelada antes mesmo de acontecer caso ocorra antes do jogo começar.

Organizadores são aconselhados a informarem a polícia e os jogadores, no sistema de som dos locais. Esse protocolo é válido do início ao fim da partida.

O projeto foi aprovado em junho deste ano com 44 votos a favor e nenhum contra. O Observatório de Discriminação Racial no Futebol relatou 20 denúncias de racismo no RS em 2023, algo que o projeto visa mudar.

 

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto Reprodução Instagram Governo do Estado

Comentários
Comentário enviado com sucesso!