A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pelotas iniciou as vistorias para certificar que o local onde ficará a praça de alimentação do evento esteja de acordo com as normas de segurança alimentar. A 30ª Edição da Fenadoce irá iniciar dia 17 de julho e irá até 4 de agosto.
A vistoria será realizada pelo servidor Sidnei Louro Jorge Júnior, por uma nutricionista e dois agentes fiscais do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária. Recentemente os técnicos também fizeram a vistoria das empresas de fabricação dos doces e as instalações usadas pelos vendedores, para ter certeza que tudo está de acordo para o evento.
Orientações sanitárias
O manipulador de alimentos tem que estar com uniforme limpo, completo e com proteção nos cabelos. As unhas precisam estar curtas e sem esmalte. São dispensados os adornos, como brincos, anéis, pulseiras, relógio e outros. Os homens não devem usar barba.
A Vigilância Sanitária salienta que o manipulador de alimentos não deve lidar com dinheiro ou cartões e que é essencial manter as mãos limpas, lavadas com frequência.
O local onde os alimentos são manipulados precisa ser mantido limpo e organizado e os itens não embalados devem ficar sempre protegidos. Os alimentos perecíveis têm que permanecer em temperatura adequada – refrigerados até 5ºC ou congelados até -18ºC. Alimentos, bebidas e embalagens devem ficar armazenados em estrados e/ou prateleiras, nunca diretamente no chão.
Doces à base de ovos e os que têm frutas precisam ser mantidos em refrigeração. As bancadas devem ser de material liso, de fácil higienização e mantidas limpas e organizadas. Os produtos utilizados para a limpeza não podem ser armazenados com os alimentos e as lixeiras da área de manipulação devem ter tampa acionada por pedal.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Divulgação/Visa/SMS