Por causa dos sedimentos das enchentes, Porto de Rio Grande estava operando com atividades reduzidas
A dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande começa nesta quarta-feira (3). A draga Galileo Galilei, de bandeira belga, chegou ao município na terça-feira (2) e levará cerca de 15 dias para remover aproximadamente 600 mil metros cúbicos de sedimentos em uma área de três quilômetros.
A operação, que será realizada pela empresa holandesa Van Oord, tem um custo estimado de R$25 milhões. Esta operação não só garante a segurança das embarcações, mas também contribui para a manutenção e aprofundamento do canal, essencial para a competitividade do porto.
Desde 14 de junho, os terminais de Rio Grande têm operado com o calado reduzido de 14,2 metros para 11,9 metros. De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a redução de 2,3 metros no calado impacta diretamente as operações, pois diversos navios estão diminuindo sua carga para entrar no porto.
Última dragagem
Em fevereiro, o calado do Porto do Rio Grande foi ampliado para 14,2 metros após uma dragagem realizada pela empresa holandesa Van Oord, com um investimento de mais de R$105 milhões. Na ocasião, mais de 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos foram retirados das áreas dos canais interno, externo e do Porto Novo.
Por: Pedro Farias
Foto: Divulgação Portos RS