Prefeitura retoma projeto de plantio de árvores na zona urbana
Últimas Notícias
Publicado em 29/06/2024

Nesta semana a equipe terceirizada, contratada pela Prefeitura, realizou o plantio de mudas na praça Coronel Pedro Osório e nas ruas Marechal Floriano e Andrade Neves no Centro de Pelotas. A atividade faz parte do Projeto Ciclo Verde Pelotas - Plantio Urbano, que visa à expansão arbórea do Município e o incentivo ao cuidado com o meio ambiente tornando a cidade mais verde.

O projeto foi retomado na segunda-feira (24) e a expectativa é que mais de três mil plantas nativas, entre quaresmeira, extremosa, goiaba-serrana, cedro e ipês amarelo e roxo sejam plantadas, distribuídas entre cinco microrregiões, contemplando 14 vias e 22 praças da área urbana. O trabalho é realizado pela empresa Ana Terra Serviços Ambientais, contratada em junho do ano passado, por meio de licitação.

Conforme o secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, os serviços de plantio foram iniciados no ano passado, entre agosto e outubro, com mais de 1,4 mil plantadas. “São inúmeros os benefícios da arborização urbana, na questão paisagística, na qualidade do ar, armazenagem de água das chuvas, atuação no controle da poluição e na redução das ilhas de calor, atração da avifauna e outros. A árvore não pode ser vista como um empecilho. Nós precisamos que a sociedade compreenda esse processo e o recepcione, não apenas na aceitação, como no cuidado dessas árvores, ainda mais em tempos de mudanças climáticas, afirma.

O contrato terá prazo de 12 meses, podendo ser renovado. A execução do projeto conta com o investimento de R$ 416 mil.

 

Por Prefeitura de Pelotas

Foto Carol Quincozes

Comentários