HUSPF completou 66 anos nesta quinta-feira.
A história do Chico, como é carinhosamente chamado o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) começou em 1958 quando foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões. Inicialmente, a ideia era construir uma casa de saúde. Mas em 1976, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através da Diocese e do reitor da instituição de ensino Dom Antônio Zattera adquiriu o controle acionário da instituição e estabeleceu o caráter filantrópico, e assim, nascia o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas. Já em 1996, finalmente o nome atual do Hospital Universitário São Francisco de Paula é estabelecido com o objetivo de fortalecer a identidade da instituição.
O HUSFP é um exemplo de compromisso com a saúde da comunidade, e desenvolve um papel de extrema importância em Pelotas e região. “As profundas transformações ocorridas nos últimos anos em nosso hospital representam um grande avanço para a área da saúde de toda região que precisa utilizar os serviços oferecidos em Pelotas, dando resposta a um grande anseio da sociedade: assistência à saúde”, disse o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero.
Essa trajetória torna hoje o Hospital Universitário São Francisco de Paula um dos maiores e mais modernos hospitais de grande porte do Rio Grande do Sul. São 12 mil metros quadrados e cerca de 1.450 colaboradores, prontos para atender pacientes de maneira humanizada, priorizando o seu bem-estar. São mais de 40 mil serviços ofertados por ano nos 32 ambulatórios de especialidades e 22 mil procedimentos de hemodiálise no setor de nefrologia, tornando-se referência no estado.
Além disso, a infraestrutura do hospital é referência em todo o Estado, com 240 leitos, atendendo pacientes de Pelotas e região, assistência ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pronto-atendimentos adultas e pediátricas. 70% de seus atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, reforçando o compromisso com a comunidade. O HU é o maior laboratório de ensino da UCPel, que integra os estudantes da maior escola médica do Rio Grande do Sul e todos os demais alunos de saúde da universidade.
O Chico é exemplo no cuidado materno-infantil, com destaque para a Clínica Pediátrica, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Além disso, mantém a Casa da Gestante, criada para atender gestantes de alto risco do SUS. “A maternidade, a maior da Metade Sul do Estado e o maior nascedouro de bebês da região entre Porto Alegre e Montevideo”, concluiu o Slaviero.
Por Assessoria de Imprensa
Foto Assessoria de Imprensa