De acordo com a Defesa Civil a oferta é muito grande e a demanda não é equivalente
Voluntários na central de distribuição de doações da Defesa Civil estadual em Porto Alegre descobriram milhares de litros de água expostos ao ar livre, na área externa do local. O armazenamento inadequado persistiu até segunda-feira (24), resultando em parte dos itens adquirindo uma coloração esverdeada.
Essa água foi coletada durante as enchentes e tempestades no Rio Grande do Sul. No entanto, ao longo das semanas, houve uma redução na demanda pelo recurso, segundo a Defesa Civil.
"A oferta é muito grande, e a demanda não é equivalente. Em vários momentos é necessário usar espaços externos. Melhor deixar a água do que outros itens na parte externa. A gente tenta fazer a destinação rápida, mas se chega vencida ou com prazo a vencer não é necessário que se coloque, daí, em abrigamento", disse o tenente-coronel da Defesa Civil, Daniel da Silva.
A tonalidade esverdeada vista em algumas garrafas está relacionada à proliferação de algas e bactérias, o que pode comprometer sua qualidade e representar riscos à saúde.
A Defesa Civil explica que as águas expostas estão se aproximando do prazo de validade e tem distribuído garrafões para escolas, hospitais e organizações beneficentes. Ainda assim, enfrenta dificuldades para diminuir o estoque, que continua volumoso.
Por: Pedro Farias
Foto: RBS TV