3 a cada 10 moradores do RS pensam em mudar de casa após enchentes segundo pesquisa
Últimas Notícias
Publicado em 24/06/2024

Um estudo realizado pela startup Loft e a Offerwise entrevistou Mil adultos do RS entre os dias 4 e 7 de junho, e 3 em cada 10 revelaram que estão pensando em mudar de casa após as fortes enchentes pelo estado. 80% dos entrevistados revelou que eventos climáticos extremos afetaram a própria residência.

O mesmo percentual de pessoas que foi afetado pelas enchentes também aponta ter medo com emergências climáticas futuras. Para 67% dos que desejam mudar de casa, o mais importante será evitar encostas e morros (67%). Em seguida, eles mencionam a necessidade de manter distância de rios, lagos e represas (65%), enquanto, para 55% dos entrevistadas, é preciso morar perto de onde exista um sistema de monitoramento e alerta de eventos climáticos atípicos.

O percentual de moradores que não pensam em se mudar também chama atenção, pois é um número maior do que o observado em estados que não foram atingidos por enchentes e inundações recentemente. Duas possíveis explicações existem para justificar a permanência: o sentimento de que o estado vai se reerguer após a tragédia e também a classe A, que seria mais representativa no estado, e demonstrou menos interesse em sair de casa.

 

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto Fábio Tito/g1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!