Potes de doce de leite, latas de ervilha e cervejas estão entre os itens encontrados pelo Procon
Na terça-feira (18), o atacado Vantajão na zona norte de Porto Alegre foi penalizado com uma multa depois de ser flagrado comercializando mercadorias que tiveram contato com as águas contaminadas durante as recentes inundações. A ação ocorreu após uma inspeção do Procon da Capital, atendendo a uma demanda do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que recebeu denúncias sobre o incidente.
O estabelecimento Vantajão na rua Viléla Taváres no bairro São João, foi visitado pelos fiscais que observaram funcionários limpando produtos danificados pela água para posteriormente serem colocados à venda. Entre os itens retirados das prateleiras estavam potes de doce de leite, latas de ervilha, pêssegos em calda e cervejas.
Rafael Gonçalves, diretor do Procon Municipal, descreveu embalagens em condições inadequadas, algumas danificadas e outras até perfuradas. Consequentemente, o Procon emitiu um auto de infração e impôs uma penalidade ao atacado.
O Ministério Público ressaltou que a comercialização de alimentos e produtos que tiveram contato com água contaminada de enchentes é proibida, devido aos perigos que podem representar para a saúde pública. Gonçalves enfatizou que a fiscalização continuará sendo ampliada a outros estabelecimentos na área.
Por: Pedro Farias
Foto: Reprodução O Bairrista