Nesta terça-feira o Governador Eduardo Leite anunciou um investimento de R$14 milhões para o aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul. Os recursos serão utilizados para melhorias no terminal de passageiros e na pista de pouso. Além disso, no mesmo dia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou que o aeroporto receba voos internacionais, mas apenas para voos privados ou serviços aéreos públicos não regulares a passageiros. O objetivo dessa autorização é possibilitar que times de futebol possam vir ao estado para competições como a Libertadores e a Sul-Americana enquanto o aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre se encontra indisponível.
“O governo do Estado tem um compromisso muito firme com a Serra Gaúcha e esse investimento vai ajudar a ampliar o número de voos no aeroporto. O aeroporto de Caxias do Sul é estratégico para o Rio Grande do Sul, em especial neste momento de suspensão das operações no Salgado Filho”, Afirmou o governador enquanto se encontrava em reunião na Serra Gaúcha.
Desde que o aeroporto Salgado Filho foi fechado pelas enchentes, o terminal caxiense e a Base Aérea de Canoas vem recebendo voos comerciais. Um diagnóstico completo e previsão do que deve ser feito para reabrir o aeroporto de Porto Alegre sairá em quatro semanas, de acordo com o governo federal. A previsão foi dada após reunião com executivos da Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, em Brasília.
A dupla grenal terá que cedear jogos internacionais em competições como a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana, portanto a necessidade do aeroporto de Caxias foi inegável. O Internacional por exemplor irá jogar contra o Rosario em julho pela Sul-Americana.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Prefeitura de Caxias do Sul