Vítima residia no bairro Três Vendas e tinha 75 anos
A cidade de Pelotas registrou recentemente o primeiro óbito por leptospirose. A vítima era um homem de 75 anos, residente no bairro Três Vendas, que teve contato com águas contaminadas durante as enchentes. Segundo informações da administração municipal, o indivíduo faleceu na quinta-feira (13), e a confirmação de que a doença foi a causa ocorreu na segunda-feira (17), após análise de amostra realizada pelo Laboratório Central do Estado (LACEN).
Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS) indicam que atualmente há 31 notificações suspeitas da doença na cidade, com quatro casos confirmados e nenhum paciente internado.
Com esse falecimento em Pelotas, o Rio Grande do Sul registrou 20 mortes por leptospirose. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), todas as mortes no estado ocorreram em homens, sendo a maioria na faixa etária entre 50 e 59 anos. O indivíduo mais jovem a falecer tinha 25 anos e era natural de Rio Grande.
Rio Grande
Na segunda-feira, Rio Grande reportou mais quatro diagnósticos de leptospirose, elevando o total para 24 casos confirmados na cidade. De acordo com informações do boletim da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), houve também um aumento no número de alertas para a doença, que subiu de 41 para 60 casos suspeitos.
Por: Pedro Farias
Foto: Michel Corvello / ASCOM PMP