Em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio foi até o Rio de Janeiro, na quinta-feira (13), enfrentar o Flamengo, e saiu derrotado por 2 a 1. Em um jogo em que a defesa gremista jogou mal, o Flamengo dominou as ações e, mesmo com um placar apertado, não sentiu a vitória ameaçada.
Renato Portaluppi não tinha disponível os dois melhores jogadores da temporada, Diego Costa, com lesão muscular, e Villasanti, convocado pela seleção do Paraguai para a Copa América. O time titular foi: Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Pavon, Galdino e JP Galvão.
No primeiro tempo, o jogo estava equilibrado. A defesa Tricolor conseguia segurar as ações ofensivas do Rubro-Negro e assutar nos contra-ataques, mas pecava nas finalizações. O Flamengo teve duas baixas por lesão ainda na etapa inicial. Everton Cebolinha e Igor Jesus tiveram que abandonar o campo para a entrada de Bruno Henrique e Luiz Araújo.
Aos 41 minutos, Luiz Araújo arrancou da intermediária até o início da área com liberdade. A defesa gremista deu espaço, o atacante Rubro-Negro arriscou, de longe, e marcou um belo gol para abrir o placar.
A abertura do placar abalou o Tricolor que voltou para o segundo tempo perdido. O Flamengo aproveitou e empilhou chances nos espaços deixados pelo meio campo gremista. Aos seis minutos, Bruno Henrique caiu na área após driblar Kannemann. O juiz, Luiz Flávio de Oliveira, marcou pênalti no primeiro momento. O árbitro de vídeo (VAR) chamou para revisão e a penalidade foi anulada.
Aos 13 minutos, David Luiz cabeceou forte, após cobrança de escanteio, e a bola explodiu no travessão. Naquele momento, o Grêmio tinha mais posse de bola, mas não conseguia criar chances de perigo. Pedro, em um contra-ataque, recebeu a bola de costas, girou e achou Luiz Araújo livre na direita. O atacante, que entrou no decorrer da partida, dominou e acertou um chute forte, rasteiro, para anotar o segundo dele e o segundo da equipe carioca.
O Flamengo continuou empilhando chances. Pedro teve duas oportunidades claras para marcar, mas o goleiro Rafael Cabral salvou nas duas jogadas.
O Grêmio achou um gol aos 50 minutos da etapa complementar. Reinaldo cruzou, após escanteio curto, Kannemann subiu mais que todo mundo e desviou. Edenílson, livre no segundo poste, completou para o fundo das redes. O Grêmio descontou, porém sem tempo para buscar o empate. Placar final: Flamengo 2 x 1 Grêmio
Com o resultado o Tricolor estaciona nos seis pontos e, com dois jogos a menos, está na 13ª colocação, apenas 1 ponto a frente da primeira equipe no Z4. O Flamengo continua líder com 17 pontos. O próximo compromisso do Grêmio será no fim de semana. No domingo (16) enfrenta o Botafogo, em Cariacica, às 18h30.
Por: Gabriel Fritsch
Foto: Alexandre Durão/Grêmio FBPA