Na tarde desta quarta-feira a Prefeitura de Pelotas informou que o nível do canal São Gonçalo está abaixo de 2,40 metros, portanto, o mapa das zonas de risco do município deixará de ser utilizado pelas equipes de monitoramento.
Durante o mês de maio o canal registrou as maiores alturas de toda história, com 3,13 metros. Em comparação, a última maior enchente, a que ocorreu no ano de 1941, chegou até apenas 2,88 metros. Essa cheia resultou em várias pessoas tendo que deixar suas casas e ir até abrigos para poder se proteger. Agora após esse longo período o nível começou a baixar.
No entanto, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, informou também que o acompanhamento dos níveis do canal continuará sendo feito para garantir a segurança dos moradores.
“Vamos seguir com sentido de urgência, com alerta, acompanhando com os técnicos e monitorando tanto a lagoa quanto o canal. […] A gente sabe que tem muita chuva prevista para o fim de semana, para a metade norte, vamos ficar atentos”, declarou Paula, ressaltando o comprometimento da Gestão para a recuperação de Pelotas e das regiões afetadas.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Gustavo Vara/Jornal Tradição Regional