Nesta segunda-feira (10/06) a Secretaria da Educação (Seduc) começou o Mutirão Enem 2024 com o objetivo de que todos os estudantes do Terceiro Ano do ensino médio das escolas estaduais se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os prazos para se inscrever nas provas foram prorrogados até 14 de junho e os candidatos gaúchos estão isentos da taxa de inscrição devido as crises ambientais do estado.
O Mutirão Enem 2024 tem o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar em um esforço coletivo. Além do trabalho de divulgação por professores e equipe diretiva das escolas, as atividades planejadas pretendem incentivar o protagonismo juvenil, em que os próprios alunos são estimulados a criar iniciativas para valorizar a inscrição.
Nesta quarta-feira, 12 de junho, ocorrerá o Dia E, em que todas instituições de Ensino Médio da Rede Estadual realizarão um mutirão de inscrições onde equipes organizadas pelas escolas irão de sala em sala para estimular a inscrição dos alunos, assim como também serão feitas montagens de estações para realizar a inscrição nas próprias escolas.
O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, que atendem a 273.115 estudantes. Destes, 71.673 estão cursando o terceiro ano. A meta é garantir que cada um desses alunos esteja inscrito no Enem 2024. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Secon/Governo do Estado do Rio Grande do Sul