O festival beneficiente Salve o Sul ocorreu neste domingo (09/06) no Allianz Parque em São Paulo, o evento idealizado pela cantora Luísa Sonza,o DJ Pedro Sampaio e Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) reuniu vários nomes da música brasileira para arrecadar fundos para os antinjidos durante as enchentes do Rio Grande do Sul.
O primeiro dia de apresentações foi no dia 7 com os sertanejos Chitãozinho, Xororó, Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano que apresentaram o show especial Amigos. Enquanto no dia 9, as apresentações que começaram das 14:30h até as 22:00h contaram com vários artistas de gêneros musicais, estados e gerações diferentes, mas com um objetivo em comum, ajudar o Rio Grande do Sul durante essa crise.
O evento teve início com a cantora gaúcha Luísa Sonza que cantou “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”. Ela estava pilchada e acompanhada de artistas nativistas como Neto Fagundes, Cristiano Quevedo, João Luiz Côrrea, Elton Saldanha, César Oliveira & Rogério Melo e Guri de Uruguaiana.
"Isso aqui vai ser de muita alegria, porque, no Rio Grande, a gente é faca na bota. A gente vai reconstruir o Rio Grande. Vamos fazer um show maravilhoso em homenagem a todo o Sul e a todos os brasileiros. Porque, antes de tudo, a gente é brasileiro. E se não fosse esse país todo nos ajudando, iria ficar mais difícil " declarou a cantora.
Além disso o festival contou com a participação de nomes como:
- Ludmilla
-Ferrugem
-Gloria Groove
-Turma do Pagode
-MC Daniel
-Zé Felipe
-Duda Beat
-Preta Gil
-Menos é Mais
O valor arrecadado com a venda dos ingressos foi revertido para vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, o público também foi incentivado a doar diretamente para a causa. O Allianz Parque cedeu gratuitamente o espaço para os shows, e os artistas não receberam cachês.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Reprodução/TV Globo