Após uma estreia com derrota em Santa Catarina contra o Concórdia e um empate contra o Hercílio Luz também em solo catarinense, o Brasil recebeu na noite desta quarta-feira o Barra no Bento Freitas pela quarta rodada da Série D.
Com alguns desfalques e um atleta suspenso, Alessandro Telles escalou o Xavante com: Gabriel; Samoel Pizzi, Adriel, Bruno Reis e Mário Henrique; Araújo, Lissandro e Rafael Holstein; Vini Charopem, Robinho e Matheus Guimarães. Marcinho estava suspenso por ter levado cartão vermelho no jogo anterior, Yander e Gabriel Pereira estavam lesionados e Agustin Milar ainda não está inscrito na competição.
No início do jogo quem atacou mais foi a equipe visitante, logo aos 4 minutos, em uma bola aérea que cruzou a grande área rubro-negra, o atacante Adilson Bahia arrematou de perna esquerda raspando a trave do goleiro Gabriel. Logo após, o zagueiro Bruno Reis tentou sair jogando, deu de presente para o adversário, o atacante Marcelinho avançou e bateu para uma boa defesa do goleiro Gabriel, no rebote, Adriel salvou.
A primeira grande chance do Brasil foi em boa tabela de Robinho e Matheus Guimarães, o atacante xavante entrou na área e bateu no canto do goleiro Ewerton, que só acompanhou com os olhos.
Após o intervalo, o Brasil voltou com duas mudanças, Mauricio entrou na vaga de Rafael, e Thierry entrou na vaga do goleiro Gabriel, que havia sofrido uma pancada ainda na primeira etapa e não conseguiu retornar ao jogo após o intervalo. No Barra, saiu Adilson Bahia e entrou Alex Henrique camisa nove.
Logo na primeira descida, a primeira boa jogada de Mauricio, o meia fez boa jogada pelo lado esquerdo de ataque, cruzou para Charopem que conferiu para o gol, o goleiro Ewerton, bem posicionado, fez a defesa.
Aos seis minutos da segunda etapa, após bate rebate na área, Samoel Pizzi pegou um chute forte de fora da área, a bola passou raspando a trave. No lance seguinte o grito de gol ecoou na baixada, Mauricio recebeu pelo meio e deixou Vini Charopem na cara do gol, o atacante driblou o goleiro e só empurrou para o gol vazio. Brasil 1 a 0.
Aos 27 minutos, Mauricio puxa mais um ataque, encontra Robinho pela ponta esquerda, o atacante cortou para a perna direita e bateu colocado, encobrindo o goleiro Ewerton, a bola que ia caindo dentro do gol, foi cortada em cima da linha pelo zagueiro adversário.
O jogo se encaminhou para o final com o Brasil tomando as ações e cadenciando o ritmo, levando com tranquilidade até o apito final e somando sua primeira vitória na competição
O Xavante agora está na sexta posição do grupo A8, com 4 pontos somados em três jogos, apenas um ponto atrás da zona de classificação para a próxima fase. O próximo compromisso do Brasil será no domingo, às 17:30, contra o Cascavel no Bento Freitas, dependendo da combinação de resultados, o Xavante pode terminar a rodada em segundo lugar no grupo.
Por Renan Ferreira
Foto Volmer Perez