Líder político anuncia suporte financeiro e decreta medidas emergenciais em visita às áreas afetadas junto ao governador e autoridades locais.
O Rio Grande do Sul receberá, nesta quinta-feira (6), a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta é a quarta vez que o líder político retorna ao estado desde o início das inundações. Ele irá acompanhar os esforços de recuperação no Vale do Taquari, uma das áreas mais impactadas, ao lado do governador Eduardo Leite, prefeitos e autoridades locais.
Segundo fontes governamentais, Lula deve anunciar suporte financeiro e assinar decretos emergenciais. Ele fará visitas às cidades de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. O governador gaúcho, Eduardo Leite, informou em suas redes sociais, por volta das 7 horas, que estava com o presidente na base aérea de Brasília para retornar ao Rio Grande do Sul.
"Estamos embarcando de volta para o Rio Grande do Sul em seguida, para acompanharmos a visita do presidente ao estado. A presença do presidente em solo gaúcho é importante para que possamos avançar nas medidas de reconstrução do RS", disse o chefe do executivo estadual em post na rede social X.
A visita a Cruzeiro do Sul está agendada para às 11h. O presidente estará no Baixo Passo de Estrela, onde 650 residências foram afetadas pelas enchentes. Após isso, às 13h, ele estará em Arroio do Meio, no bairro Navegantes.
Por: Pedro Farias
Foto: Ricardo Stuckert/PR