Em mais uma "Noite de Copa", Grêmio vence no Chile e avança para as oitavas da Libertadores
Últimas Notícias
Publicado em 05/06/2024

O Grêmio viajou até Talcahuano, no Chile, para enfrentar o Huachipato pela 5ª rodada da Copa Libertadores da América. O Tricolor, na noite de terça-feira (4), venceu por 1 a 0 e se classificou às oitavas de final da competição. A partida foi marcada por muita chuva e um gramado extremamente castigado, o que dificultou a prática do futebol.

O técnico Renato Portaluppi levou a campo o que tinha de melhor: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Everton Galdino, Soteldo e Diego Costa.

O primeiro tempo foi de total domínio Tricolor. O fator chuva ainda não tinha afetado o gramado e o time gaúcho conseguiu envolver os adversários com trocas de passes rápidos. Logo aos 5 minutos, Cristaldo recebeu a bola em um escanteio curtom na direita, e cruzou. Diego Costa venceu do zagueiro na força e completou de cabeça no canto direito, sem chances para o goleiro Chileno. 1 a 0.

A partir do gol, o Imortal continuou pressionando e criando chances. Pepê, Galdino e Soteldo acertaram a trave direita de Parra três vezes, uma vez para cada. A equipe chilena não conseguia criar. Os chutes eram arriscados de fora da área, sem perigo para Marchesín.

Na etapa complementar tudo mudou. O Grêmio recuou e viu o Huachipato criar as melhores chances de gol. Logo aos 2 minutos, Jara acertou a trave tricolor em forte chute de fora da área. No rebote, Montes arricou, também de fora da área, e Marchesín salvou o Grêmio pela primeira vez. Seria o começo de uma partida perfeita do goleiro.

A chuva se intensificou e transformou o gramado em barro. O Huachipato precisava virar a partida para se classificar à próxima fase e pressionou cada vez mais a equipe Tricolor. O então criticado goleiro Marchesín fez as pazes com a torcida. Fechou o gol em outras três oportunidades fazendo difíceis defesas e impedindo o Huachipato de tirar o zero do placar. Placar final 1 a 0 para o Grêmio.

Com o resultado, o Grêmio está classificado para as oitavas de final da competição e o Huachipato vai para a Sul-Americana. O que ainda está em aberto é se o Tricolor ficará em primeiro ou em segundo lugar no grupo C. A última partida da fase de grupos será no próximo sábado (8), às 19h, contra o Estudiantes no Couto Pereira, em Curitiba. A equipe argentina não tem mais chances de classificação. Se vencer ou empatar por três ou mais gols, o Grêmio avança em primeiro lugar e enfrenta o Peñarol nas oitavas. Se perder ou empatar por dois ou menos gols, fica em segundo e se torna adversário do Fluminense no mata-mata.

Por Gabriel Fritsch

Foto Lucas Uebel/GFBPA

Comentários