O município de Rio Grande registrou nove casos de leptospirose. A confirmação foi divulgada em um boletim elaborado pela Vigilância Epidemiológica na terça-feira (04). O número de casos confirmados aumentou, já que semana passada haviam cinco casos da doença confirmados.
A leptospirose é uma infecção humana resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados. Os principais sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, vômito, diarreia e dor muscular.
A Vigilância Epidemiológica e outros órgãos de saúde tem recomendações de como se prevenir. A primeira é procurar atendimento médico caso tenha sintomas como febre e dor de cabeça. A Vigilância reforça que o tratamento do paciente deve ser iniciado no momento da suspeita clínica, não sendo necessária a confirmação laboratorial.
Outra orientação é utilizar equipamentos de proteção individual ao fazer contato com água parada e lama, algo presente após as enchentes que afetaram o estado. Também é recomendado tratar a água para o consumo próprio com o uso de filtros, coadores, e ferver a água.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Prefeitura de Rio Grande