O Museu do Doce de Pelotas inaugura nessa quinta-feira (06/06) às 16 horas uma exposição especial em homenagem ao dia Nacional da Doceira. A exposição é intitulada “Cadernos de Receitas: narrativas da tradição doceira”.
Até o dia 30 de agosto, cadernos doados para o acervo do Museu, ou emprestados por tempo determinado e entrevista em vídeo – que tem por objetivo mostrar quem são as mulheres que moldam a tradição doceira, que passam de geração em geração, como uma forma de manutenção dessa tradição – estarão nos espaços expositivos conhecidos como quarto das meninas e quarto do menino, da Casa do Conselheiro Maciel, sede do Museu.
Os registros expostos foram selecionados para mostrar uma ordem cronológica na história da produção dos doces, permitindo que os visitantes entendam as questões culturais e sociais que envolviam os escritos das receitas. Também será possível notar que com a passagem de tempo ocorre a mudança na prática com certos métodos mudando, hábitos alimentares se alterando, e novos produtos sendo usados.
Além disso, durante todo o período da exposição, será proposta uma atividade envolvendo diretamente o público: os visitantes terão à disposição caneta e folhas para compartilhar receitas de doces com a ideia de confeccionar um Caderno Participativo de Receitas do Museu do Doce.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Coordenação de Comunicação Social Universidade Federal de Pelotas