Volume do Guaiba volta a ficar abaixo da cota de inundação
Últimas Notícias
Publicado em 04/06/2024

Dados da MetSul apontam pouco volume de chuva no estado até o fim do mês

 

O nível do Lago Guaiba voltou a ficar abaixo da cota de inundação a partir da tarde da última segunda-feira (3) e de acordo com os modelos numéricos da MetSul, há expectativa de pouca chuva no estado até o fim do mês.

Após ultrapassar a cota de alagamento na madrugada de ontem no Cais Central, da Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, o nível do Guaíba começou a baixar por volta das 18h.

 

Entre meia-noite, quando começou a elevação, e 7h da manhã de ontem (3), quando houve repique em 3,16 metros no cais, o Guaíba aumentou o nível em 43 centímetros em apenas sete horas.

 

O nível do Lago Guaíba em Porto Alegre caiu abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês. Na madrugada do último sábado (1), registrou 3,57 metros, três centímetros abaixo da cota atualizada para 3,60 metros. Isso indica que o lago retornou ao seu leito normal, não transbordando mais.

 

O site de meteorologia ainda sugere que os modelos matemáticos examinados preveem precipitações abaixo da média no Rio Grande do Sul até meados deste mês de junho e que nos próximos dias pode não haver sinais de chuva. Isso se deve ao fato de que o estado estará sob a influência de uma massa de ar quente que irá obstruir sistemas frontais e assegurar a prevalência de sol a partir da metade desta semana.

Por: Pedro Farias

Foto de: Matheus Piccini/Fotoarena/Estadão Conteúdo

 

 

Comentários