A Prefeitura vai antecipar o pagamento de duas folhas suplementares do piso da Enfermagem. A que seria paga no dia 29 deste mês, correspondente a abril, será liberada na quarta-feira (22), e a que seria no final de junho chegará aos profissionais no dia 6. As antecipações tornam-se possíveis para o Município, em razão do disposto na Portaria 3.793 de 10 de maio de 2023, do Ministério da Saúde, que repassa com antecedência o recurso da assistência financeira.
Mensalmente, o pagamento do complemento, a título de piso da Enfermagem, é feito em folha suplementar, sendo creditado até o final do mês subsequente ao de competência, que é o mês de trabalho. O pagamento referente a abril ocorreria apenas em 29 de maio. no entanto, será antecipado para a próxima semana, dia 22. Quanto ao mês de maio que, regularmente, contaria com a complementação do piso somente no final de junho, também será antecipado, com data prevista para o dia 6 de junho.
Segundo o secretário de Administração Recursos Humanos da Prefeitura, José Francisco Madruga da Conceição, 463 profissionais da área serão beneficiados com as antecipações. A folha de pagamento normal será creditada no dia 7.
O Município, reconhecendo a importância desse apoio financeiro aos servidores, diante do momento de adversidades que a cidade enfrenta, mobilizou esforços técnicos e operacionais para viabilizar o pagamento dos dois meses de forma antecipada. Também houve o cuidado de pensar em um método que não prejudicasse a categoria em relação aos descontos obrigatórios. Se o pagamento das duas folhas suplementares fosse no mesmo mês, em razão delas não contarem com deduções fiscais e previdenciárias, que são lançadas na folha normal do mês, isso impactaria de forma expressiva e negativa na remuneração líquida no quinto dia útil.
Por Ascom/Prefeitura de Pelotas