Robert Lewandowski pode finalmente receber sua tão almejada Bola de Ouro, embora com quatro anos de atraso. Em 2020, ele era o grande favorito, tendo marcado 55 gols em 47 partidas pelo Bayern de Munique. No entanto, o prêmio não foi concedido porque a revista France Football decidiu cancelar a votação anual devido à pandemia de Covid-19, que supostamente prejudicou a avaliação da temporada europeia.
Segundo o jornal espanhol "Sport", a revista francesa está reconsiderando sua decisão e pode entregar a Bola de Ouro referente à temporada de 2019/20 ao polonês, que atualmente joga pelo Barcelona. Naquela temporada, Lewandowski foi crucial para o Bayern conquistar a Tríplice Coroa, vencendo a Champions League, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha.
Agora, no Barcelona há duas temporadas, Lewandowski teve um bom desempenho inicial, sendo campeão e artilheiro do Campeonato Espanhol com 23 gols. No entanto, sua performance caiu junto com a do time na atual temporada, onde ele é apenas o quarto na disputa pela artilharia, com 17 gols, faltando três jogos para o fim.
Lewandowski, que venceu o prêmio Fifa The Best em 2020 e 2021, sempre manifestou sua decepção por nunca ter ganhado uma Bola de Ouro. Em 2021, ele ficou em segundo lugar, atrás de Lionel Messi, numa decisão que foi bastante controversa.
A France Football está considerando a premiação de Lewandowski devido a uma investigação que sugere possível pressão do Paris Saint-Germain, clube de Messi na época, para que o argentino ganhasse a votação de 2021. Conforme o "Sport", reconhecer a vitória de Lewandowski em 2020 poderia minimizar o impacto negativo na imagem da revista, que organiza a tradicional premiação desde 1956.
Por Renan Ferreira
Foto Christof Stache/AFP