A Prefeitura oferece, a partir desta segunda-feira (13), o aplicativo AbrigosRS para mapeamento e controle de dados dos abrigos públicos e particulares do município. Os recursos da plataforma permitem que a população possa saber informações, como a geolocalização de cada unidade, suas necessidades e o número atualizado de pessoas abrigadas em Pelotas. No momento, a ferramenta informa que mais de 2,2 mil vagas estão ocupadas, com 909 vagas disponíveis entre abrigos públicos e privados. A Prefeitura conta com 745 pessoas em seus locais públicos, de acordo com atualização da Secretaria de Assistência Social (SAS) às 18h.
Pela ferramenta on-line, disponível no site da organização, a população pode saber onde cada localidade se encontra e a necessidade de cada abrigo, como alimentos prontos e não perecíveis, materiais de limpeza e higiene, agasalhos, materiais para animais de estimação e medicamentos. O aplicativo ainda disponibiliza o contato no WhatsApp de cada abrigo.
O representante dos voluntários da organização do aplicativo, Maurício Martins, explicou a ideia da plataforma. "Essa iniciativa começou com voluntários em Porto Alegre e veio aqui para a Zona Sul, visando a uma melhor gestão de informações. Como temos dificuldade com doações, no sentido de saber onde doar e quais abrigos precisam, o aplicativo surge para facilitar o fluxo de dados", afirma.
O Município solicita que os abrigos particulares se cadastrem com a Defesa Civil municipal pelo WhatsApp (53) 99176-3791 para atualização de dados. A Prefeitura vai centralizar as informações pela ferramenta e avaliar as necessidades de cada local. Conforme disponibilidade, os abrigos poderão receber suprimentos.
Por Ascom/Prefeitura de Pelotas