A água da Lagoa dos Patos começou a invadir algumas ruas do Centro de Rio Grande. Além da Marechal Floriano, agora dois trechos da Henrique Pancada também estão entre os locais afetados pelos alagamentos.
Segundo o Centro de Convívio dos Meninos do Mar, nesta manhã o nível da Lagoa dos Patos estava 90 centímetros acima do normal. O vento continua soprando do nordeste, com rajadas alcançando 29 km/h, o que ajuda na drenagem da água para o oceano.
Os bairros com maior risco de alagamento incluem as três ilhas dos Marinheiros, Leonídio e Torotama, além das áreas da Lagoa, do Saco da Mangueira, da Barra e outras regiões ribeirinhas. A rua Marechal Deodoro, assim como dois trechos da Henrique Pancada (entre a rua Guarda Oscar Jesus Nunes e a rua Amapá; e entre a rua Missões e a rua Acre), a rua Padre Feijó e a rua João Salomão estão bloqueadas devido aos alagamentos.
A Prefeitura disponibilizou dois abrigos, um no Esporte Clube Camponês (Arraial) e outro no Ginásio do Lemos Junior (Centro). Além disso, estão sendo preparados mais três abrigos, localizados no ginásio Wanda Rocha (Cassino), na escola João de Oliveira Martins (Castelo Branco) e no Buchollz. Até o momento, 86 pessoas foram deslocadas para a casa de parentes de forma voluntária e preventiva, todas moradoras da região das ilhas. Quem necessitar de assistência pode entrar em contato através do WhatsApp de emergência da Defesa Civil pelo número (53) 99968-3244, ou pelos telefones (53) 3233-8460 ou (53) 3233-8461.
Por Redação
Foto Victória da Silva