Grêmio estreia com derrota no Brasileirão
15/04/2024 12:10 em Últimas Notícias

A estreia no Campeonato Brasileiro não saiu como o esperado para o Tricolor. Na tarde de domingo (15) a equipe Tricolor foi ao Rio de Janeiro, mais uma vez apresentou problemas defensivos e voltou para Porto Alegre sem pontos na bagagem. O Vasco venceu por 2 a 1.

Com alguns desfalques, Renato Gaúcho escalou o time com Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Cuiabano; Du Queiroz, Villasanti, Pavón, Cristaldo e Soteldo; Diego Costa.

Logo aos 9 minutos, Kannemann bateu de cabeça no ombro do jogador Cruzmaltino Mateus. O zagueiro Tricolor teve uma concussão e precisou ser substituído. Gustavo Martins entrou em seu lugar.

Em jogada pelo lado direito, Rossi cruzou fechado, Marchesín espalmou para o meio da área. No rebote, David, na entrada da área, chutou. A bola desviou no lateral João Pedro e morreu no fundo das redes do Tricolor.  O Vasco abriu o placar aos 24 do primeiro tempo.

Aos 36 o Cruzmaltino ampliou. Rossi cobrou escanteio do lado direito, Rodrigo Ely errou o tempo de bola e Mateus Carvalho, livre na entrada da área, acertou um lindo chute, mais uma vez, indefensável para Marchesín. 

O primeiro tempo encerrou com o Grêmio não finalizando a gol. O técnico Tricolor voltou para o segundo tempo com JP Galvão no ataque para tentar mudar a história do jogo.

O Vasco recuou e o Grêmio melhorou. Aos 22 minutos do segundo tempo, a cobrança de escanteio curto chegou no Cuiabano que cruzou, Gustavo Martins, livre na pequena área descontou para o Grêmio.

Até o final da partida o Grêmio dominou as ações, mas não conseguiu converter em gols. O Vasco nos contra-ataques levou perigo, mas não ampliou.

 

Polêmicas

Ao todo foram 3 intervenções do Arbitro de Vídeo (VAR), uma assertiva e duas polêmicas. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Rossi invadiu a área, driblou Gustavo Martins e, sem haver contato com o zagueiro, caiu. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou pênalti em campo. O VAR sugeriu a revisão. Ao ver o lance na tela, o juiz da partida voltou atrás, anulou o pênalti e deu cartão amarelo para o atacante Cruzmaltino. Até esse momento, Flávio não dividiu opiniões nas decisões. 

Aos 40 minutos do primeiro tempo a história mudou. Diego Costa, dentro da área, tenta dominar um cruzamento de Cuiabano. A bola escapa e fica presa no braço do lateral Lucas Piton, que desarma e afasta o perigo em seguida. Em campo, o árbitro não marcou o pênalti. O VAR chamou para a revisão. Mesmo com a imagem clara do toque, Flávio Rodrigues de Souza interpretou que foi involuntário e manteve a decisão de não marcar o pênalti, o que revoltou os jogadores e dirigentes gremistas.

Na volta do intervalo, Rodrigo Ely atropelou o meio-campista vascaíno Pablo Galdames dentro da área. O árbitro marcou falta do Pablo em cima do Ely. O VAR chamou para revisão, mas, dessa vez, Flávio Rodrigues de Souza não foi à tela. Manteve, com convicção, a decisão de dentro de campo. Dessa vez, quem reclamou foram os jogadores e dirigentes vascaínos.

 

Próximo compromisso

O Grêmio volta a jogar pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira (17) às 19h. Recebe o Athletico-PR, na Arena, em Porto Alegre em busca dos primeiros pontos na competição.

 

Por Gabriel Fritsch

Foto Lucas Uebel/Grêmio FBPA

 

COMENTÁRIOS